Pauta de Reivindicações

Pauta de reivindicações da pós-graduação – campus Guarulhos

Pauta tirada em Assembleia no dia 28/06/2012

  1. Ampliação do espaço físico da biblioteca e a adição dos livros que estão armazenados

Com a obtenção de tal ponto de pauta,

  • Ampliação do número de livros a serem emprestados aos pós-graduandos em um mesmo período;
  • Como solução imediata: convênio com outras bibliotecas.

2. Ampliando dos laboratórios de informática e da quantidade de computadores disponíveis aos estudantes

3. Criação de espaços específicos de orientação, estudo e pesquisa (restritos e com algum tipo de isolamento de som – alguns individuais ou grupais – que tenham um ou dois computadores para a efetivação da pesquisa e/ou orientação).

4. Moradia estudantil

5. Extensão de prazos das bolsas (CAPES, FAPESP) em períodos extraordinários que ocorram nas instituições que auxiliam na pesquisa, uma vez que tais situações podem prejudicar o andamento normal da pesquisa.

6.Transporte público, com mais horários de viagens e aberto a toda população.

  • Aumento da cota de meia-passagem para alunos da pós-graduação.
  • Como solução imediata: que o circular da UNIFESP comece suas viagens no período matutino, para ampliar a utilização da universidade no período matutino como espaço de estudo e pesquisa para graduandos e pós-graduandos, além de auxiliar alunos da pós-graduação que têm aulas em São Paulo e que moram no bairro da universidade.

7. Pedimos clareza e transparência nos processos seletivos de todos os departamentos.

  • Que o candidato tenha acesso as provas comentadas.

8. Centro de idiomas – com vagas para todos os alunos da pós-graduação (Pensar em um centro de línguas que seja, ao mesmo tempo, um projeto de extensão e um curso oficialmente reconhecido de qualificação dos estudantes, com certificados de mesmo valor dos dados em escolas de línguas privadas)

Com a obtenção de tal ponto de pauta,

  • Que o centro de línguas busque servir também à comunidade.

9. Descriminalização de alunos envolvidos em manifestações políticas estudantis

  • Que os alunos de pós-graduação envolvidos em tais situações não percam suas bolsas ou demais financiamentos de sua pesquisa.

10. Legitimação do título em Educação e saúde, ou esclarecimentos sobre este (visto que a junção das duas áreas de ensino ainda é dúbia, não havendo um real reconhecimento e entendimento do título no mercado de trabalho).

DEMAIS QUESTÕES OU REIVINDICAÇÕES CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS NÃO FORAM COLOCADAS NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ATUAL POR ESTAREM NUM PROCESSO AINDA DE PESQUISA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS MESMAS (como assistência a saúde, auxílio maternidade, etc.).

Baixe a pauta!

Deixe um comentário